Art. 1° Fica concedida Medalha Mulher Destaque de Ouro Preto à Senhora Solange Sabino Palazzi pela prestação de serviços em prol da cultura ouropretana.
Art. 2° Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.
Histórico:
Solange Sabino Palazzi nasceu em Ouro Preto em 07/11/1964. Fez os estudos primários na Escola Municipal Simão Lacerda, o fundamental na Escola Polivalente e no ensino médio Magistério Escola Estadual Dom Veloso, ingressando na profissão docente. Cursou licenciatura e bacharelado em História na Universidade Federal de Ouro Preto. Possui cinco especializações ligadas às áreas em que atua: Especialização em História, Especialização em Tutoria para Educação a Distância, Especialização em Tecnologias Educacionais, Especialização em Gestão Escolar e Especialização para as Relações Étnico-raciais. E Mestrado em Educação com ênfase em Formação Docente.
Desde a adolescência atuou em grupos religiosos voltados para o trabalho social, tendo participado do Movimento de Cristo Operário e da Juventude Vicentina, no atendimento a famílias carentes. Atualmente é integrante da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos de Ouro Preto e da Pastoral Afro-brasileira, onde, além das atividades religiosas, atua nas questões ligadas a reparação social dos negros e pela igualdade racial. Nesta linha de ação, ajudou na mobilização das escolas de Ouro Preto pela implementação da lei de cotas na Universidade Federal de Ouro Preto.
Desde a faculdade participou das mobilizações pela melhoria do ensino e valorização dos profissionais da Educação se fazendo presente nas assémbleias, ocupações, passeatas, primeiro como estudante e depois como professora de História.
Preocupada com as questões sociais e a formação política de seus alunos, tendo preferência pelos adolescentes e jovens, desenvolveu diversos projetos de formação e conscientização, dentre eles “O poder vem a Escola”, que tinha como objetivo a preparação dos alunos para o primeiro voto, reconhecido pela Câmara Municipal com Moção de Aplauso 25/96 e 55/00.
A convite do executivo municipal, em 2006, foi responsável pela implantação e consolidação da Casa do Professor de Ouro Preto, referência no atendimento aos professores em diversas áreas, especialmente tecnologias e uso de novas mídias. Neste cargo também foi responsável pela criação do Polo da Universidade Aberta do Brasil, que já entregou mais de 300 diplomas de graduação e 600 de especialização favorecendo o acesso da população de Ouro Preto, especialmente dos professores, á Universidade; e do Polo de Ensino Tecnológico, que já entregou a sociedade três turmas de profissionais.
Mas, sua paixão e onde atua com mais intensidade é na cultura popular. Como integrante da Comissão Ouropretana de Folclore, passou a ter contato com diversos grupos de Congados, Folias, Pastorinhas, danças, desenvolvendo ações de reconhecimento através das atividades de Educação Patrimonial e de preservação e memória se fazendo presente e defendo os interesses destes grupos. É integrante da Associação dos Amigos do Reinado de Ouro Preto, tendo apoiado, desde sua criação, na revitalização da Festa do Reinado e na preservação da memória de Chico Rei. Seu trabalho é reconhecido não só pelos grupos da cidade e especialmente dos distritos, mas também regionalmente, tendo um papel relevante na manutenção, visibilidade e vivência dos grupos e seus integrantes.
Por todos estes anos e trabalhos desenvolvido ela merece este reconhecimento.