Texto Completo

Senhor Presidente,

Requeiro de Vossa Excelência, nos termos regimentais desta Casa, seja concedida MOÇÃO DE APLAUSO para Festa de Nossa Senhora Aparecida, do Bairro Padre Faria (Festa da Broa).

 

Justificativa:

Festa de   Nossa   Senhora Aparecida do Bairro Padre Faria (Festa da Broa)

A Festa de Nossa Senhora Aparecida do Bairro Padre Faria em Ouro Preto, também conhecida como Festa da Broa, foi fundada em 1954 pela senhora Maria de Lourdes Agostinho, a querida Dona Lourdes da rua Santa Rita. Mãe de cinco filhos, oito netos  e  cinco bisnetos, Dona Lourdes faleceu no dia 28  de outubro de 2010.

A festa surgiu devido uma promessa feita por Dona Lourdes, quando ganhou uma  imagem  de  Nossa Senhora da Conceição Aparecida, oriunda de Aparecida do  Norte, presente  de  um padre amigo da  família.  Segundo relatos de Dona Lourdes, a partir do  momento em  que ela começou a  rezar para a santa, alcançou muitas  graças, incluindo o nascimento do seu primeiro filho, depois  de  sofrer cinco abortos  e a cura de uma doença deste mesmo filho. A festa tem início com a novena no dia 03 de outubro e vai até o dia 11 de outubro, sendo o dia 12 o dia oficial da festa.

De acordo com o seu  filho caçula, o  senhor José Horta Agostinho, que  hoje juntamente com uma comissão organizadora dá continuidade  aos festejos, a festa começou pequena. No  início  eram apenas a  reza  do  terço no  interior da  casa, e ao final a  sua mãe servia um  café com broa para os  participantes. Com  o  tempo  e devoção do povo,  a  festa cresceu e  passou a  ser  realizada na rua, mais precisamente na  rua  Santa Rita, em frente à casa da família contando sempre com  a  presença  de um  grande público da  comunidade local e de outros bairros da  cidade.

 

 

Durante a novena acontece a reza do terço e a coroação de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, pelas crianças vestidas  de  anjo. No dia 12 de outubro, durante o dia acontece a festa das crianças com brincadeiras tradicionais e distribuição de  guloseimas. A noite é celebrada uma missa na capela  do Padre Faria, em seguida os cristãos seguem  em procissão com a  imagem em direção ao altar montado em  um  palanque, onde  ocorre a coroação de  Nossa Senhora, logo após  vem o tradicional hasteamento do mastro com uma calorosa  queima  de fogos  de  artifícios, seguido de  uma  animada retreta executada por uma banda musical.

Também são realizadas apresentações de  congados, folia  de  reis, fanfarras, pastorinhas e  outros grupos  folclóricos. Há a distribuição do tradicional café com  broa para  todos os participantes da  festa, além do animado leilão com prendas  doados pela comunidade.

No final a imagem é levada para um altar que fica no interior casa da família. O mastro da bandeira com a imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida fica  erguido durante duas semanas.

Portanto peço aos  meus pares a aprovação desta Moção de Aplausos para a Festa de Nossa Senhora Aparecida do Bairro Padre Faria (Festa da Broa), que este ano de 2017 completa 63 anos.