Senhor Presidente,
Requeiro de Vossa Excelência, nos termos regimentais desta Casa, seja concedida MOÇÃO DE APLAUSO a Escola Estadual Desembargador Horácio Andrade pelos 93 anos da sua fundação.
Justificativa:
A Escola Estadual Desembargador Horácio Andrade, foi criada em 12 de junho de 1922. A escola antes era conhecida como escola do Alto da Cruz, e funcionava em uma casa situada à Rua Maciel. De 12/06/1922 a 1943 passou a chamar 2ª Escola Mista do Alto da Cruz. A escola não tinha prédio próprio e funcionou em casas particulares situadas à Rua Conselheiro Quintiliano.
Em 1944 passou a ser denominada Escolas Reunidas do Alto da Cruz, e em março de 1947, foi transformado em grupo escolar. Em 1951 foi denominada Escolas Reunidas Desembargador Horácio Andrade funcionando em casa e prédios particulares e em salas da Escola Estadual “Dom Pedro II’’ e ainda em salas da prefeitura Municipal (Câmara) A partir de 02 de fevereiro de 1966, foi instalada em prédio próprio, à Rua Desidério de Matos S/Nº, no Bairro Alto da Cruz, mas com crescimento do bairro ainda foi preciso utilizar casas particulares.
Em 1982/83 foi iniciada a reforma e ampliação da escola e neste período a escola funcionou no colégio Alfredo Baeta e na Escola Estadual “Marília de Dirceu”.
No ano de 1999, a comunidade Escolar incansável na sua luta, consegue sensibilizar os dirigentes retornando o Ensino Médio e ainda a conquista do projeto “A Caminho da Cidadania”, que veio dar oportunidades àqueles que, por motivos diversos, não concluíram o Ensino Médio em tempo hábil. No ano de 2000, a Prefeitura Municipal de Ouro Preto devolveu ao Estado de Minas Gerais as turmas das séries iniciais do Ensino Fundamental que foram municipalizadas em 1997.
Hoje ela atende as seguintes turmas:
Níveis de Ensino Ministrados:
Ensino Fundamental Anos Iniciais de 2º ao 5º ano;
Ensino Fundamental anos Finais de 6º ao 9º ano;
Teles sala:
Ensino Médio Regular;
Ensino Médio/ EJA (Educação de Jovens e Adultos);
Sistema Prisional- EJA (Ensino Fundamental Anos Iniciais Finais e Ensino Médio)
Atualmente a comunidade luta para reaver a abertura do 1º ano das séries iniciais e a implantação dos cursos técnicos oferecidos pela Secretaria Estadual de Educação.
A Escola atende uma média de 1100 alunos sendo estes dos bairros Alto da Cruz, Padre Faria, Taquaral, Santa Cruz, Antônio Dias, Morro de Santana e outros bairros adjacentes, funcionando em três turnos, matutino, vespertino e noturno.
Direção:
Diretora Sabrina do Rosário Gomes Alves.
Vice-diretores: Ângela de Oliveira, Rosa Mendes, Claudinei Hilário de Freitas e Valéria de Araújo.