Senhor Presidente,
Requeiro de Vossa Excelência, nos termos regimentais desta Casa, seja concedida MOÇÃO DE APLAUSO ao Sr. Geraldo Antônio Batista.
Justificativa:
O Senhor Geraldo Antônio Batista, nasceu em 6 de Setembro de 1960, natural de Passagem de Mariana, filho de Adelzir Batista e Maria Madalena Batista, pai de dois filhos: Waldiney Oliveira dos Santos Batista e Junio Oliveira dos Santos Batista, e avô de dois netos.
Funcionário da Universidade Federal de Ouro Preto há 30 anos, onde exerce a função de Auxiliar de Artes Gráficas. É músico saxofonista. Geraldinho como é carinhosamente conhecido, aos 15 anos começou a estudar música. Em 1973 assumiu a coordenação da Fanfarra da Escola Estadual Desembargador Horácio Andrade, se dedicando de forma voluntária por 27 anos, formou uma diretoria composta por membros da fanfarra e profissionais da escola possibilitando a independência da mesma.
Foi maestro e Presidente da Banda Bom Jesus das Flores (a Banda do Alto da Cruz) por dois mandatos.
O seu trabalho junto a Fanfarra Desembargador Horácio Andrade e na Banda Bom Jesus das Flores, foi de suma importância para o Bairro Alto da Cruz e adjacências, pois contribuiu diretamente na formação de jovens e adultos, sendo na vida pessoal como na formação musical.
Foi presidente e carnavalesco da Escola de Samba Império do Morro Santana, onde realizou um grande trabalho juntamente de amigos, e a família do Senhor Antônio Borges, o saudoso Antônio Brechó.
Sempre muito modesto em todos seus gestos, Geraldo Antônio Batista, teve um papel muito importante no âmbito cultural de Ouro Preto tanto na música quanto nas atividades carnavalescas, auxiliando na confecção de fantasias e alegorias, passando seus conhecimentos a outras escolas de samba como a Escola Unidos do Padre Faria, Imperial de Ouro Preto e União Recreativa do Santa Cruz, além de participar por vários anos com seu grupo de músicos do Bloco da Funerária.
Hoje, seu filho, Waldiney Oliveira dos Santos Batista, da sequência a sua história na Fanfarra e na Banda Bom Jesus da Flores, sendo Presidente e Maestro.
Portanto peço o apoio dos meus pares para a aprovação desta Moção de Aplauso a este que é uns dos baluartes da cultura ouropretana.
Vereador
Marquinho do Esporte