Senhor Presidente,
O Vereador que esta subscreve, solicita a Vossa Excelência, ouvido o plenário, seja o presente REQUERIMENTO encaminhado à Mesa Diretora, solicitando, em parceria com o Museu da Inconfidência e Prefeitura Municipal de Ouro Preto, Sessão Solene em reconhecimento ao artista plástico Durval Pereira, um dos maiores expoentes do impressionismo, a ser realizada no Anexo do Museu, dia 26 de junho de 2018, às 20:00, data em que o grande pintor completaria 100 anos de idade.
Na ocasião deverá ser entregue placa alusiva e será protocolizado Título de Cidadania honorária in memoriam.
Justificativa:
O artista plástico Durval Pereira é um dos pintores brasileiros mais reconhecidos no exterior. Apesar de paulistano era apaixonado por Ouro Preto e se inspirou diversas vezes na arquitetura histórica daqui para suas obras.
Durval nasceu cidade de São Paulo no dia 26 de Junho de 1918 e desde garoto sentia-se atraído pela beleza das coisas, das gentes e de tudo que o cercava.
Amante da beleza que existe em todo lugar para onde se pode olhar, sua carreira como artista plástico começou por vota da década de 40 e desde essa época já costumava viajar frequentemente para Minas Gerais para compor e se inspirar. Pereira possuía grande admiração pelo estilo colonial das cidades mineiras e dizia que cada vez que vinha a Ouro Preto sempre encontrava novos motivos e novas alegrias.
Sua rica habilidade de transformar “velhas cores em novas cores” fazia com que os críticos constantemente renovassem suas opiniões sobre suas criações.
Durval já foi considerado o maior pintor Brasileiro fora do país, com quadros em locais extremamente representativos como a Casa Branca em Washington e possui colecionadores famosos como L.B. Johnson, Ethel Kennedy e Peter Finch.
Em vida recebeu mais de 430 importantes prêmios internacionais e nacionais. Em março de 1983, quando já acumulava 409 medalhas e 28 comendas - entre eIas, a MarechaI Rondon, a
General Couto de Magaihães e a Giuseppi Garibaidi - foi agraciado com o troféu THE BEST IMPRESSIONIST OF OUR ERA, concedido por marchands em Miami nos Estados Unidos. Logo em seguida foi o único brasileiro convidado a participar da III BIENALLE MONDIALE DES METIERS D"ART em Nice, França, onde competiu com pintores de 20 países e foi o ganhador do primeiro prêmio e da Placa de Ouro.
Durval Pereira era casado com Ida Pereira, com quem teve dois filhos: Mirna Pereira e Delcio Pereira. O artista faleceu em fevereiro de 1984, aos 65 anos de idade, após noticia que receberia o prêmio La Madonnina di Milano. O prêmio seria entregue por seus ídolos os atores Marcello Mastroianni e Gina Lollobrigida.
Em 2018 está sendo realizada a maior exposição já dedicada ao artista “EXPOSIÇÃO SESI DURVAL PEREIRA - IMPRESSÕES BRASILEIRAS / 100 ANOS”, que conta com mais de 250 obras e pretende resgatar a história do artista.
As obras em exposição compreendem diversas fases e temas das pinturas de Durval Pereira e conta também com uma série especial, já do fim da vida do artista, quando passou a se aventurar pelo Abstracionismo.
A mostra passou por Recife, seguiu para Ouro Preto (MG), São Paulo e Brasília.