Texto Completo

Senhor Presidente,

Solicito a Vossa Excelência que envie a presente REPRESENTAÇÃO ao Sr. Cléber Ribeiro, Superintendente da SANEOURO, para tomada de providências cabíveis em relação ao abastecimento de água e tratamento de esgoto para os moradores da localidade de Bocaína, bem como, seja informado e enviado as deliberações em relação as observações abaixo descritas:

Os moradores da comunidade de Bocaina, tendo em vista um sistema rudimentar de captação e abastecimento de água na localidade, com canos pendurados precariamente sobre curso d’água poluído; observando a intensa emissão de particulados pela empresa BEMIL, vizinha ao conjunto do perímetro urbano, que atinge inclusive as casas próximas ao apiário flores; observando a qualidade da água, e tendo como referência a quantidade de resíduos sedimentadas diariamente nas caixas de água das residências, tanto no tempo de chuvas quanto em tempos de seca; observando que a captação é feita próximo a um pasto de animais; que há esgoto vazando sobre a rua do Cruzeiro a vários meses; solicita:

  1. Que sejam envidados esforços para análise laboratorial da qualidade da água na localidade, sobretudo, referentes ao Ph da água de consumo, fator essencial à preservação da saúde da população local; 
  2. Manutenção e reforma geral urgente do sistema de abastecimento da localidade com um sistema de filtragem mais eficiente e a substituição de tocos de madeira por ventosas; e, 
  3. Revisão urgente da rede de esgoto.
O encanamento passa sobre o córrego do funil, que recebe esgoto. Este cano é preso precariamente com arame farpado e diversas vezes cai no córrego, principalmente em períodos chuvosos. O encanamento está descoberto em alguns pontos e pode ser quebrado por animais. Nesse encanamento tem uns furos para a retirada de ar, daí ao invés de ter um sistema específico para isso, que se não me chama ventosas, tem uns tiquinhos de madeira, que se soltam com o tempo e também ficamos sem água por isso. O ladrao da caixa d’água não tem um destino adequado, daí a água destrói uma rua de terra e infiltra nas casas.