Senhor Presidente,
Solicito a Vossa Excelência que envie a presente Representação ao Sr. Guilherme Schulz, Representante do Consórcio Rota Real, para tomada de providências em relação à prestação do serviço de transporte público no distrito de Cachoeira do Campo, prestado pela Empresa José Geraldo Veloso & CIA LTDA, nome fantasia Transveloso.
A referida empresa, presta serviço de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo municipal nos distritos de Cachoeira do Campo, Glaura (Casa Branca) e São Bartolomeu, sendo que o último distrito, encontra-se com o transporte público paralisado devido a baixa demanda de passageiro no período da pandemia COVID-19. Salienta-se que a empresa, dispõe de alguns micro ônibus, que carecem urgentemente de manutenção, pois transitam nas vias públicas, com faróis queimados, lâmpadas internas queimadas (dificultando o trabalho do motorista para cobrar a passagem e/ou da única auxiliar de viagem), constantes barulhos internos e falta de limpeza.
Desta forma, requere-se:
- Que os sócios proprietários da Transvelo, Sr. José Geraldo Veloso e Wanderson Miranda Veloso, sejam notificados sobre as necessidades de manutenções periódicas e limpezas dos ônibus;
- Informações se os veículos da empresa, atendem aos critérios exigidos na Licitação de Transportes Púbicos de Passageiros, no município de Ouro Preto, quando se deu à Concessão para o Consórcio Rota Real;
- Caso os atuais ônibus não atendem aos requisitos da Licitação, que a empresa Transveloso providencie micro ônibus mais novos;
- Estudo da possibilidade do retorno de atendimento ao distrito de São Bartolomeu;
- Pontualidade dos motoristas quanto à saída do Terminal Rodoviário de Cachoeira do Campo, para que sejam cumpridos os prazos de espera dos horários dos ônibus chegando de Ouro Preto.
Ressalta-se ainda, que o distrito de Cachoeira do Campo, segue o mesmo preço de passagem dentro do perímetro urbano da sede, de R$3,35 (três reais e trinta e cinco centavos). Entranto, o serviço prestado pela Transveloso é bem inferior que o serviço prestrado pelo Consórcio Rota Real na sede. Alguns usuários, reclamam de ônibus quebrados com frequência, roletas amarradas com borracha de câmara de ar de pneus, ausência de sinal para que o motorista pare no ponto de destino (neste caso, é necessário "gritar" o motorista), lotação máxima e acima da permitida do período de pandemia da COVID-19 em horários de maior fluxo de passageiros, constantes atrasos nos horários. Assim, espera-se que a supracitada empresa, forneça um transporte público e atendimento de qualidade e de segurança aos seus usuários.