Texto Completo

Senhor Presidente,

O Vereador abaixo-assinado requer de Vossa Excelência, após ouvido o plenário, seja o presente REQUERIMENTO encaminhado ao Secretário Municipal de Obras e Urbanismo, Sr. Antônio Simões Neto, para que o mesmo encaminhe a esta Casa informações e providências emergenciais para melhorias de acesso à ponte localizada em Passagem, no distrito de Santo Antônio do Leite. 

JUSTIFICATIVA

As fotos enviadas e diversas reclamações do moradores, retratam a situação que a região fica após as chuvas. Além da lama, ocasionada do período chuvoso, a citada ponte, foi danificada com a passagem de um serviço paliativo, onde ocorreu a passagem de uma máquina ocasionando no transbordamento e empossamento do rio poluído. 
O abandono e descaso com a Ponte localizada na Passagem em Santo Antônio do Leite, distrito de Ouro Preto/MG vem de governos passados. Diversos relatos de moradores que se arriscam em travessias em meio a lama e esgoto, retratam que o problema é histórico: entra e sai novos governantes (prefeitos, vereadores e secretarias, dentre outros), mas o descaso continua. 
Sempre é feito um serviço paliativo de passar máquinas e tirar o excesso de lama para um canto na beirada do rio, mas o problema volta devido as chuvas e com a estrutura danificada que passa água do rio para a superfície do rio.
Enquanto não é feito nenhuma obra, a população sofre com o descaso, e tem as seguintes opções:
• Passar em meio a lama e em contato com a água contaminada correndo o risco de cairem e se afogarem e até mesmo, contrairem doenças, como a leptospirose; 
• Ou ir por rotas alternativas de estradas de terra com igual ou pior condição (pois tem muito buraco ou cascalho), e percorrer trajetos mais extensos, de 3km a 5,2km, em um percurso mais longo, deserto e sem iluminação colocando a vida destes moradores em risco. 
Ressalta-se ainda, que em épocas de chuvas, dificulta o acesso de estudantes, moradores e trabalhadores que residem na região. 
A população merece respeito e uma solução urgente para tal situação, não devendo, sofrer mais por este descaso por parte da Administração Pública Municipal.