Texto Completo

Senhor Presidente,

Solicito a Vossa Excelência, nos termos regimentais desta Casa, que ouvido o Plenário, seja a presente INDICAÇÃO encaminhada ao Prefeito Municipal, também para a Secretaria de Planejamento e Gestão  solicitando que seja estudada a viabilidade de instalação de painéis solares para a geração de energia elétrica no Lar São Vicente de Paulo, na Santa Casa de Ouro Preto, além de escolas e creches.

As mudanças climáticas que o Planeta vem sofrendo, consequentemente a crise hídrica que ainda nos encontramos (apesar de o índice dos reservatórios estarem aumentando consideravelmente)   nos demonstra a necessidade de pensarmos em maneiras alternativas para a produção de energia elétrica, e principalmente maneiras que agridem menos o meio ambiente.

Conforme o Jornal Extra1, as placas solares possibilitam uma economia  de até 95% na conta de luz ao final do mês.

Ouro Preto  está entre umas das primeiras cidades históricas a aderir o Programa Cidades Inteligentes, e podemos avançar ainda mais, a tecnologia da energia solar, como fonte de energia renovável, é um fator crucial para isso acontecer.

Pode-se dizer que a energia solar é a fonte de energia renovável mais ágil e prática. Pode ser adicionada facilmente a diversas partes de uma área sustentável, como garagens solares, postes, carregadores de dispositivos eletrônicos abastecidos por energia solar e imóveis com sistema solar fotovoltaico. Além disso, a perda de energia é muito baixa, visto que o sistema fotovoltaico é instalado próximo ao seu ponto de consumo (INSTITUTO DE REDES INTELIGENTES)2.

1 https://extra.globo.com/economia-e-financas/suas-contas/energia-solar-investimento-em-paineis-gera-economia-de-95-na-conta-de-luz-25119135.html

2 https://inriufsm.com.br/energia-fotovoltaica/cidades-inteligentes-e-energia-solar/