Senhor Presidente.
Solicito a Vossa Excelência nos termos regimentais desta Casa, ouvido o Plenário, seja a presente REPRESENTAÇÃO encaminhada à Empresa Consórcio Rota Real; com cópia ao prefeito, Excelentíssimo Sr. Angelo Oswaldo de Araújo Santos, bem como, à Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo, secretário Sr. Franklin Evangelista; à Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito, secretário Sr. Juscelino dos Santos Gonçalves; à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, secretária, a Sra. Camila Sardinha Cecconello, Conselho Municipal do Idoso – CMI, Presidente Sr. Nilson Gonçalves Nascimento, e ao Conselho Municipal de Transporte e Trânsito – CMTT/OP.
Considerando a possibilidade de melhorar o acesso especialmente para os idosos de nossa comunidade, solicito que a Empresa e o Executivo Municipal avaliem a possibilidade de elaboração e execução de um projeto para tornar mais acessíveis os embarques e desembarques de passageiros no transporte público em nosso Município.
Para isto, sugerimos a instalação de degraus e rampas com corrimãos, nas calçadas, nos pontos de embarque e desembarque de ônibus, onde houver a possibilidade, visando facilitar a locomoção (entrada e saída) dos passageiros, em especial dos idosos e das pessoas com mobilidade reduzida.
Ou ainda, quem sabe, analisar a viabilidade da utilização de plataformas elevatórias nos ônibus, a fim de melhorar a acessibilidade para esse público.
Sabemos que muitos idosos e pessoas com mobilidade reduzida enfrentam dificuldades para embarcar e desembarcar dos ônibus, devido à diferença de altura entre os degraus do veículo e o nível das calçadas. Portanto, a implementação dessas medidas simples poderia proporcionar uma transição mais suave entre o passeio público e o transporte coletivo, promovendo assim segurança e tranquilidade para os idosos.
Essa pequena modificação pode ter um impacto significativo na qualidade de vida dos idosos em nossa cidade.
O tempo limitado para entrar ou sair do ônibus, o esforço necessário para embarcar ou desembarcar causam aborrecimentos, insatisfação e tristeza, assim como, riscos de quedas que podem resultar em lesões graves, como fraturas ósseas nos idosos.
Certo da possibilidade de análise do pleito, demanda dos munícipes, desde já agradecemos a atenção dispensada.