Texto Completo

Senhor Presidente.

Solicito a vossa excelência nos termos regimentais desta Casa, ouvido o plenário seja a presente REPRESENTAÇÃO encaminhada à Empresa Ouro Preto Serviços de Saneamento S.A. - Saneouro, Superintendente o Sr. Evaristo Bellini;

Venho por meio deste reiterar a solicitação encaminhada através da REPRESENTAÇÃO nº 241/22 à Empresa Ouro Preto Serviços de Saneamento S.A. - Saneouro, referente a necessidade do controle da emissão de odores, mau cheiro, causado pelas gazes resultantes do processo de depuração do esgoto. O problema recorrente do mau cheiro proveniente da Estação de Tratamento de Esgoto - ETE, localizada na Rua São Francisco nº 174 no Distrito de São Bartolomeu tornou-se insuportável.

É fundamental que a Saneouro adote medidas eficazes para reduzir o odor desagradável que tem impactado os moradores da região, principalmente os residentes próximos à ETE situada na Rua São Francisco, nº 174.

A tempo, considerando o ofício nº 304/2022 encaminhado pela Concessionária em resposta à REPRESENTAÇÃO nº 241/22, venho respeitosamente realizar os seguintes questionamentos:

  • Quais são as medidas específicas planejadas para reduzir o odor proveniente da Estação de Tratamento de Esgoto?

Considerando a resposta (…) A SANEOURO informa, entretanto, que está em fase de contrato de plantio de cortina arbórea para a ETE, que funciona como barreira física para contenção dos gases provenientes da operação da Estação. (…);

  • Porque ainda não houve o início da execução do projeto de plantio da cortina arbórea na ETE São Bartolomeu?
  • Para quando exatamente está previsto o início do plantio da cortina arbórea na ETE São Bartolomeu?

  • Como será monitorada a eficácia da cortina arbórea na contenção dos gases da operação da ETE?
  • Além da cortina arbórea, quais outras medidas específicas estão sendo consideradas ou planejadas pela SANEOURO para mitigar o odor na ETE São Bartolomeu?
  • Existe um cronograma definido para a implementação das medidas mencionadas?

Os moradores do distrito não suportam mais o mau cheiro que adentra em suas residências, comércios, pousadas, solicitamos, portanto, que a empresa realize investimentos significativos e urgentes na referida ETE, visando, neste momento, especificamente o controle da emissão de odores.