Senhor Presidente,
Solicito a Vossa Excelência que envia a presente Representação ao Ministério da Saúde, Sistema Único de Saúde (SUS), e ao programa Melhor em Casa, para solicitar o aumento de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais no atendimento domiciliar, destinado a pessoas que ocasionalmente de tratamento fisioterapêutico após alta hospitalar .
A falta de profissionais suficientes para atender a essa demanda compromete a continuidade do tratamento essencial para a recuperação plena de pacientes que, após alta, ainda carecem de reabilitação. O atendimento domiciliar por fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais contribui diretamente para a qualidade de vida dos pacientes, evitando complicações, reinternações e para a comodidade de um cuidado humanizado, próximo de seus familiares.
Quais são os caminhos para aumentar o número de fisioterapeutas disponíveis no programa Melhor em Casa?
Há previsão de ampliação de recursos humanos para essa área?
Há possibilidade de agendar uma reunião para discutir a necessidade urgente de reforço no atendimento domiciliar?
JUSTIFICATIVA
Tal solicitação se justifica pela importância de garantir a continuidade dos cuidados após a alta hospitalar, promovendo a recuperação plena dos pacientes e evitando complicações de saúde, além de melhorar a qualidade de vida e reduzir com novas internações.