Senhor Presidente,
Solicito a Vossa Excelência, nos termos regimentais desta Casa, que, ouvido o Plenário, seja a presente INDICAÇÃO encaminhada ao Prefeito Municipal, solicitando que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) no município de Ouro Preto e em distritos, de forma alternada, passem a atender com horário estendido em dois dias da semana ("horário do trabalhador"), até as 20h, ou aos sábados, pelo menos uma vez ao mês, para atender trabalhadores e trabalhadoras que, durante a semana, não conseguem comparecer para vacinas, consultas e encaminhamentos.
JUSTIFICATIVA
A rotina de trabalho de muitos cidadãos impede que eles possam utilizar os serviços de saúde durante a semana, resultando em atrasos na vacinação, exames e consultas preventivas. A implementação de horários estendidos em dois dias da semana até as 20h, ou atendimento aos sábados, uma vez ao mês, permitiria maior acesso aos cuidados de saúde essenciais.
Essa iniciativa promoveria maior inclusão e equidade no sistema de saúde, garantindo que trabalhadores não precisem escolher entre suas responsabilidades laborais e sua saúde. Além disso, o horário estendido contribuiria para desafogar a demanda em outros horários e melhorar a cobertura de serviços preventivos, como vacinação e consultas.
Diversas cidades mineiras, como Belo Horizonte e Contagem, já implementaram modelos de horários estendidos em UBSs com sucesso, aumentando a adesão às campanhas de vacinação e aos programas de prevenção. A implementação deste modelo em Ouro Preto traria benefícios diretos à saúde da população, diminuindo filas, evitando o agravamento de problemas de saúde e fortalecendo ações de promoção e prevenção.
Por fim, essa medida assegura que o sistema de saúde atenda às reais necessidades da população, garantindo acessibilidade, eficiência e maior qualidade no atendimento.