Texto Completo

Solicito a Vossa Excelência que envie esta REPRESENTAÇÃO ao Instito Habitat,  ao Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (2ª CIA - Ouro Preto), ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental (CODEMA), à Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, à Chefia de Gabinete e ao Prefeito Municipal, para que sejam adotadas, com a devida urgência, informações  e providências relativas à abertura de turmas de formação de brigadistas florestais para a população do município de Ouro Preto e seus distritos. Essas turmas devem contemplar conteúdos de capacitação que abrangem prevenção e combate a incêndios florestais, manejo integrado e ecologia do fogo, entre outros.

Esta ação deve ser antecipada como preparação para o período de secas e queimadas que se aproxima, considerando a devastadora destruição causada pelos incêndios criminosos e queimadas do ano passado na região. Além disso, recomenda-se a elaboração de um plano preventivo para antecipar a situação, evitando uma postura meramente reativa e garantindo maior proteção ao meio ambiente e à população.

Diante disso, solicitamos saber:

1. Há previsão para a formação de brigadistas florestais no município e nos distritos?

2. Quais medidas estão sendo planejadas para prevenção de incêndios e queimadas no período de estiagem?

3. Existe a possibilidade de criação de um plano preventivo para atuar antecipadamente na proteção ambiental e na segurança da população?

Justificativa

Tal solicitação se faz necessária em atendimento às reivindicações da população, pois os incêndios e queimadas têm ocorrido de forma intensa e recorrente, causando danos irreparáveis ao meio ambiente e colocando em risco a segurança da comunidade. A formação de brigadistas florestais e a elaboração de um plano preventivo são medidas essenciais para reduzir os impactos e garantir a proteção da região contra futuros desastres ambientais.