A Câmara Municipal de Ouro Preto decreta:
Art. 1º - Fica concedido o Título de "CIDADANIA HONORÁRIA" em nome dos vereadores ao Sr. José Sarney de Araújo Costa pelos relevantes serviços prestados à Nação e à Democracia brasileiras.
Art. 2º - Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.
JUSTIFICATIVA
A História de uma Nação é construída por milhões de pessoas ao longo de suas vidas. No entanto, há momentos em que determinadas pessoas cumprem papel fundamental para definir os rumos de um País e de um Povo.
Esse é o caso da homenagem que o Legislativo ouro-pretano faz por esse documento. O dia 15 de março de 1985 desenhava-se com um momento em que o Brasil retomaria a sua História democrática, com a posse do 1º presidente civil da Repúbica após 21 anos de Ditadura Militar. Tancredo Neves e seu vice José Sarney tomariam posse perante o Congresso Nacional na manhã desse radioso dia.
No entanto, Tancredo foi internado às pressas na noite anterior no Hospital de Base de Brasília. Estabeleceu-se um perigosíssimo impasse: quem tomaria posse como presidente da República?
Nesse momento, o Destino colocou-se à frente do então vice-presdente eleito José Sarney. A madrugada do dia 15 de março foi intensa em conversas, articulações, consultas e dúvidas. Havia o risco real dos militares, que ainda comandavam o País, não deixarem ninguém tomar posse que não o presidente eleito. A linha dura da Ditadura ainda resmungava e tramava para continuar no Poder.
Políticos de todas correntes ideológicas amedrontaram-se com a possibilidade de verem sua luta de mais de 20 nos pela Democracia esvair-se em poucas horas. Afinal, pensavam eles, o grande engenheiro dessa obra política que devolveria o País ao Povo estava incapacitado e preso a uma cama de hospital.
Ao avançar das horas, um nome impôs-se como a única solução constitucional possível para assumir tamanho desafio: José Sarney. Ele reunia condições políticas para tomar as rédeas do Brasil. Nesse contexo, o apoio do general Leônidas Pires Gonçalves, ministro de Exército escolhido por Tancredo, foi decisivo. Ainda na madrugada de indecisões, ele se despede em ligação telefônica ao vice-presidente eleito com uma expressão que disse tudo naquele momento de incertezas: "Boa noite, presidente". Aquele "presidente" foi a senha do apoio de importantes lideranças militares à solução constitucional: a posse do vice-presidente como presidente interino da República.
Poucas horas depois, o Congresso Nacional empossava José Saney no cargo mais alto da República. Seguiram-se anos difíceis de resgate da Cidadania brasileira. Mesmo com uma administração tumultuada pelas circunstâncias especiais, Sarney soube levar o barco a um porto seguro. Seu grande passo foi convocar a Assembleia Nacional Constituinte, atendendo à reivindicação maior de todo o movimento de resistência à Ditadura.
Sarney teve competência e sensibilidade para governar o País por cinco anos. Sua maior obra foi o resgate da Democracia, legando-nos um País livre e soberano.