Texto Completo

A Câmara Municipal de Ouro Preto decreta:

Art. 1º - Fica declarada  a inclusão do  Festival de Popularização do Teatro de Ouro Preto


Art. 2º - Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.


Justificativa

Sobre o Festival

O Festival surge em 2019, idealizado pelo Produtor Cultural Leandro Borba, que até então havia produzido mais de 30 espetáculos, humorísticos e infantis, entre as cidades de Ouro Preto e Mariana desde 2013.

1ª Edição

A primeira edição foi realizada em 2019, através de parcerias com o comércio local. Os ingressos tinham valor de R$ 10,00 por espetáculo, de sexta a domingo. Sete espetáculos levaram quase 2 mil pessoas ao teatro mais antigo em atividade das Américas. Nomes como Saulo Laranjeira e A Bela e a Fera, entre outros, fizeram parte da programação.

2ª Edição

A segunda edição foi realizada através da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da empresa J.Mendes. O projeto proporcionou 6 espetáculos gratuitos no Teatro Casa da Ópera, além de cortejos de música instrumental e artistas circenses.

Nessa ocasião, o Festival passou a ter melhor acesso para pessoas com deficiência, com intérprete em Libras e material em braile. Também foi incorporado o Circuito de Popularização do Teatro nas Escolas, com a Palestra-Oficina com Victor Stutz, oferecendo muita diversão e arte na escola CAIC, no distrito de Cachoeira do Campo.

3ª Edição

A terceira edição também foi realizada através da Lei Federal de Incentivo à Cultura e contou com o patrocínio master do Instituto Cultural Vale. O evento registrou o maior público da história do Teatro Casa da Ópera, o mais antigo em atividade nas Américas, com a apresentação de espetáculos no espaço interno e externo do teatro, com um palco montado na praça em frente ao teatro. Foram registradas mais de 15 mil pessoas presenciais e 35 mil online naquele final de semana.

A produção contou com uma equipe de 150 pessoas e uma injeção financeira de mais de R$ 2 milhões, sendo que 95% dos fornecedores eram de Ouro Preto. Com programação gratuita, se apresentaram 8 espetáculos e 3 cortejos, somando mais de 200 artistas. O Circuito de Popularização do Teatro nas Escolas, com o tema Teatro Brasileiro: Diversidade e Pluralidade nas Artes Dramáticas do Brasil, passou por 5 escolas nos distritos de Ouro Preto.

O Festival também contou com acessibilidade, com intérpretes de Libras, manuais em braile e monitores para pessoas com espectro autista e com deficiência de mobilidade.


Importante: A última semana do mês de maio será fixada no calendário oficial anual do evento, garantindo que o Festival ocorra neste período todos os anos, promovendo arte, inclusão e cultura para a comunidade.