Texto Completo

A Câmara Municipal de Ouro Preto decreta:

Art. 1º - Fica concedido Título de "CIDADANIA HONORÁRIA" a Sra. Silvia Gabriel Teixeira pelos relevantes serviços prestados à Secretária de Adjunta da Educação deste Município.

Art. 2º - Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.

 

Silvia Gabriel Teixeira é umbilicalmente ligada a Ouro Preto, suas raízes tem muito desta cidade maravilhosa.

Seu Avô criou sua mãe e tios em Ouro Preto, mas por circunstâncias da vida sua mãe foi morar em Belo Horizonte com seu Marido.

 

Em Belo Horizonte dona Aparecida e senhor Helvecio tiveram duas meninas muito especiais, a Silva e sua irmã caçula Anadir. 

 

Aos cinco anos, Silvia e sua família vieram morar em Ouro Preto, onde Sílvia ficou até se formar no ensino médio. Neste período, Sílvia entendeu que aqui é o que suas raízes estão. Sempre se mostrou apaixonada pela cidade e seus encantos.

 

Após se formar no ensino médio foi ganhar o mundo, mas sempre que podia estava em Ouro Preto. Formou em Direito pela PUC Minas, se especializou em Compliance pelo CEDIN. Mas as fronteiras brasileira não eram limites para ela, que com muita coragem, foi morar em Portugal para fazer seu Mestrado, em Direito, na Universidade de Coimbra, onde tem o curso de Direito mais antigo do mundo. 

 

Sua carreira não se limita ao âmbito acadêmico, ela é Advogada e Professora de Direito e hoje está Secretaria Adjunta de Educação da Prefeitura de Ouro Preto. 

 

Inclusive essa função atual é uma história à parte. Morando em Belo Horizonte, Silvia recebe um convite para ser superintendente de Educação de Ouro Preto. Sem pensar duas vezes, tampouco fazendo perguntas, ela aceitou. Tudo por ser a chance que ela tanto aguardava, a chance de voltar ao seu lar e em um cargo onde ela poderia utilizar todo seu conhecimento e experiência adquiridos nos anos fora de Ouro Preto em prol de uma Ouro Preto melhor. Sempre com um brilho no olhar e muita vontade de trabalhar, Silvia desempenhou sua função na Secretaria de Educação, depois por um breve momento trabalhou na Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habilitação, retornando a Secretaria de Educação como gerente. Seu empenho em prol da cidade fez com que viesse um convite inesperado, ser secretária adjunta de Educação. Já a mais de dois anos neste cargo certamente ela é uma das referências da prefeitura, mantendo a mesma disposição ao trabalho por Ouro Preto de seu primeiro dia na Prefeitura. É unânime entre as pessoas que a conhece, ela é uma pessoa muito humana e verdadeira, sempre pensando no outro e principalmente em como construir uma Ouro Preto melhor.