Texto Completo

Senhor Presidente,

O Vereador, que esta subscreve, vem, perante Vossa Excelência, após ouvido o plenário, seja, a presente indicação, com os devidos cumprimentos, encaminhado a Secretaria Municipal de Saúde, solicitando a possibilidade de implementação de Pulseiras de Identificação nas unidades de saúde do nosso município.

A adoção de pulseiras de identificação com os símbolos do quebra-cabeça (representando o Transtorno do Espectro Autista – TEA) e do girassol (representando deficiências ocultas), tem como intuito melhorar ainda mais os atendimentos nas unidades de saúde do nosso município, principalmente em nossa Unidade de Pronto Atendimento – UPA Dom Orione.

Esses símbolos, amplamente reconhecidos em nível internacional, são ferramentas visuais que auxiliam os profissionais de saúde a identificar, de maneira rápida, humanizada e respeitosa, pacientes com necessidades específicas. O símbolo do quebra-cabeça está associado ao autismo e ajuda a sinalizar que o indivíduo pode apresentar dificuldades de comunicação, sensibilidade sensorial ou reações diferentes em ambientes hospitalares. Já o símbolo do girassol representa pessoas com deficiências ocultas — condições não visíveis, mas que impactam significativamente o dia a dia dos pacientes, como TDAH, epilepsia, fibromialgia, dores crônicas, entre outras.

Essa ferramenta dispõe ao paciente (ou seu responsável) a possibilidade de informar, de forma espontânea ou por meio de triagem, a condição que justifique o uso da pulseira de identificação com um dos símbolos. Dessa forma, ele receberá a pulseira correspondente, permitindo que todos os profissionais envolvidos no atendimento reconheçam imediatamente a necessidade de um cuidado mais sensível e individualizado.

A implementação dessas pulseiras contribui para:

  • Agilidade e sensibilidade no atendimento emergencial;

  • Contribui na comunicação, possibilitando ações prioritárias ou estratégias de acolhimento adequadas ao perfil do paciente;

  • Redução do estresse, do constrangimento e da sobrecarga emocional de pacientes e familiares;

  • Promoção da inclusão e do respeito às diferenças dentro do sistema de saúde, paralelo ao fortalecimento do compromisso com os princípios de equidade e integralidade.

Cientes da atenção e sensibilidade desta secretaria para a adoção dessa medida, que certamente trará benefícios significativos à população, nos colocamos à disposição e solicitamos aos nobres pares, aprovação da indicação.