A Câmara Municipal de Ouro Preto, DECRETA:
Art. 1º - Fica concedido ao Sr. Jonathan Marotta, Comenda de Honra ao Veterano Militar de Força auxiliar no município de Ouro Preto e dá outras providências por exercer a função de Comandante da Guarda Civil Municipal de Ouro Preto com excelência e aprovação dos munícipes desde 2017.
Art. 2º - Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.
Justificativa
-Formado em direito
-Pós graduado em direito penal e processual penal
-Inteligência policial
-Gestão em segurança e ordem pública
-Direito operacional
-Cursos em diversas áreas operacionais
-Destaca-se o Internacional curso de inteligência e contra inteligência policial e militar feito em Israel - oriente médio
-Patrulhamento tático motorizado em Embu das artes.
-Instrutor de armamento e tiro credenciado pela polícia federal.
Após exercer, desde 2017, a função de Comandante da Guarda Civil Municipal de Ouro Preto com excelência e aprovação dos munícipes, foram anos intensos de trabalho, aprendizado, desafios e, acima de tudo, de conquistas construídas ao lado de uma equipe altamente comprometida com a nossa missão institucional e com a segurança da população ouropretana.
Juntos, enfrentamos momentos difíceis, superamos adversidades e, com união, resiliência e espírito público, conseguimos fortalecer a estrutura da nossa Guarda, transformando-a em uma instituição mais moderna, presente e preparada.
Entre as conquistas que marcaram essa trajetória, destaco com orgulho:
-A reorganização estrutural completa da Guarda Civil Municipal, oficializada pelo Decreto nº 5.718, de 2020, que redesenhou nosso modelo organizacional, ampliando nossa presença territorial e capacidade operacional.
-A criação das Inspetorias Norte, Sul, Cachoeira do Campo e Lavras Novas, permitindo uma atuação mais descentralizada e efetiva, com atenção especial às especificidades de cada região.
-A implantação das Patrulhas Especializadas, por meio do Decreto nº 8.310, de 2024, incluindo:
Patrulha Escolar;
Patrulha de Prevenção Ativa;
Patrulha Guardiã de Maria;
Patrulha Distrital;
Patrulha de Trânsito.
-A doação de armamento para a instituição que, embora ainda não esteja sendo utilizado, representa um importante fortalecimento da capacidade operacional e da segurança dos agentes da Guarda Civil Municipal.
-A celebração de Acordo de Cooperação Técnica que nos possibilitou a implantação de uma sala de despacho de ocorrência atual e eficiente, integrada ao Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (SINESP CAD).
-A celebração de Acordo de Cooperação com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, que garantiu à Guarda o acesso ao sistema Córtex e a bases de dados nacionais, possibilitando ações de inteligência mais robustas e articuladas.
-A implementação do cerceamento digital em pontos estratégicos da cidade, com câmeras de leitura de placas veiculares, um avanço importante no monitoramento urbano e na prevenção de delitos.
Através da adequação da legislação municipal, os agentes passaram a ter acesso ao Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI), incluindo a Bolsa Formação, valorizando ainda mais os profissionais da segurança municipal.
Ombreei, ao longo dessa jornada, com profissionais inspiradores — alguns dos quais hoje também se despedem de funções de comando, mas não da Guarda Civil Municipal. Somos servidores de carreira e seguimos comprometidos com os princípios que sempre nortearam nossa atuação: disciplina, respeito, lealdade e amor à farda azul-marinho.