À Mesa Diretora da
Câmara Municipal de Ouro Preto
Senhor Presidente,
O Vereador abaixo-assinado requer de Vossa Excelência, após ouvido o plenário, seja a presente REPRESENTAÇÃO encaminhada ao Excelentíssimo Deputado Estadual Thiago Cota solicitando sua valiosa intervenção e apoio para a realização de uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
O objetivo dessa audiência é promover um espaço de diálogo e esclarecimento sobre os impactos diretos e indiretos da atividade de mineração na região, especialmente relacionados às operações da empresa CSN. Acreditamos que uma discussão aberta e transparente é fundamental para que possamos entender melhor os efeitos ambientais, sociais e econômicos dessa atividade, bem como buscar soluções que atendam aos interesses da comunidade e do meio ambiente.
Contamos com seu apoio para viabilizar essa audiência pública, convidando representantes da CSN, órgãos ambientais, lideranças comunitárias e demais interessados. Acreditamos que essa iniciativa contribuirá para uma gestão mais consciente e responsável dos recursos minerais na nossa região.
Considerando os recentes relatos e preocupações crescentes por parte dos moradores da localidade do Mota em relação aos impactos socioambientais provocados pelas atividades desenvolvidas pela empresa CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), torna-se necessária a realização de uma Audiência Pública com a presença da referida empresa, órgãos ambientais competentes, representantes da Prefeitura Municipal, do Legislativo e da comunidade local.
Vale salientar que, na qualidade de representante da comunidade local e interessada na preservação do meio ambiente e na qualidade de vida dos moradores da região do Motta, já realizei, sem sucesso, tal convite a Empresa CSN.
Ainda em tempo, importante destacar matéria publicada no site da Assembleia Legislativa de MG no dia 24/06/2025, onde integrantes da diretoria da Companhia Siderúrgica Nacional, a CSN, foram à Assembleia. Na Comissão de Minas e Energia, eles explicaram a chamada fase 4 na Mina Casa de Pedra, em Congonhas. Segundo a empresa, a ampliação de uma pilha de minério e uma nova área de exploração da hematita são essenciais para a continuidade das operações em Minas Gerais. Ou seja, isso torna ainda mais necessário e urgente a realização de uma Audiência Pública com a comunidade local.