A Câmara de Ouro Preto decreta:
Art.1º- Fica concedido a Comenda Genivall Alves Ramalho ao Srº Rodrigo Câmara em justa homenagem à sua trajetória exemplar como articulador de territórios e narrativas.
Art.2º- Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.
Rodrigo Câmara é uma liderança visionária no turismo brasileiro, com atuação destacada na interseção entre cultura, patrimônio, identidade e desenvolvimento territorial. Com 37 anos de vivência como fotógrafo e uma formação sólida — em Comunicação Social, Desenho Industrial, Terceiro Setor e Mestrado em Patrimônio Histórico e Cultural — construiu uma carreira marcada pela criação de experiências autênticas, reposicionamento de destinos e fortalecimento das economias criativas. Foi secretário de Turismo, Indústria e Comércio de Ouro Preto durante a gestão Ângelo Oswaldo, onde rompeu com modelos tradicionais e implementou uma nova estrutura de gestão pública, ancorada em governança, inovação e integração entre os setores produtivos e culturais. Sua atuação foi essencial para recolocar Ouro Preto no mapa nacional como destino inteligente, sensível às suas raízes e aberto ao futuro.
Criador da Casa Câmara, um espaço-laboratório de experimentações em turismo cultural, artes, antiguidades e projetos sensoriais, Rodrigo inova ao propor experiências com alma, que conectam o visitante ao território com profundidade emocional, estética e histórica.Sua visão extrapola o turismo como atividade econômica: para ele, o turismo é um instrumento de regeneração, pertencimento e narrativa coletiva. Isso se reflete em suas curadorias — como as realizadas para o Instituto Ayrton Senna e homenagens a ícones como Santos Dumont — que transformam figuras da história nacional em experiências vivas, inspiradoras e de alto valor simbólico.
No Governo de Minas Gerais, foi superintendente de Museus, Bibliotecas e Arquivos, além de chefe de Comunicação da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult). Nessas funções, impulsionou políticas públicas integradas, projetos estruturantes e estratégias de comunicação que deram novo alcance à valorização do patrimônio e à projeção dos destinos mineiros. Rodrigo é, acima de tudo, um articulador de sentidos e experiências, que compreende o turismo como um campo de encontros: entre o passado e o presente, entre o visitante e o habitante, entre o patrimônio e a inovação.
Sua trajetória é referência para gestores, criadores e pensadores que acreditam no turismo como ferramenta de transformação real, com impacto social, cultural e simbólico. Um nome que não apenas ocupa espaços, mas os ressignifica.
Rodrigo Câmara- 31 99137-8434
Rua Alvarenga,12 bairro Cabeças