Senhor Presidente,
O Vereador abaixo-assinado requer de Vossa Excelência, após ouvido o plenário, seja o presente REQUERIMENTO encaminhado ao Secretário de Cultura e Turismo, Sr. Flávio Malta, para que informe a esta Casa a possibilidade da elaboração de um projeto visando o reconhecimento das 10 (dez) bandas de música civis da sede e dos distritos como Patrimônio Cultural Imaterial do Município de Ouro Preto.
JUSTIFICATIVA
A presente solicitação atende a um pleito da comunidade de Cachoeira do Campo, especialmente do cidadão Marcílio Luiz Bretas, que desenvolveu seu Trabalho de Conclusão de Mestrado, tendo como objeto de estudo as duas tradicionais bandas de música de Cachoeira do Campo, reconhecidas como as mais antigas em atividade contínua no Estado de Minas Gerais desde suas respectivas fundações: a Banda Euterpe Cachoeirense (1856) e a Sociedade Musical União Social (1864).
Essas corporações musicais representam verdadeiros marcos culturais da região, responsáveis por preservar tradições musicais e culturais ao longo de quase dois séculos, superando adversidades políticas e econômicas, conforme apontado em estudo da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).
O reconhecimento como patrimônio imaterial se configura como medida fundamental de valorização, incentivo e preservação dessas expressivas manifestações culturais, que contribuem de maneira significativa para a construção da identidade histórica e musical do nosso Município.
OBS: Segue no e-mail [email protected] a Dissertação do Marcílio Luiz Bretas, sobre as Bandas Musicais, um spot da Rádio UFOP para conhecimento do Secretário de Cultura e Turismo. Sr. Flávio Malta.