Senhor Presidente,
Requeiro de Vossa Excelência, nos termos regimentais desta Casa, seja concedida MOÇÃO DE APLAUSO a Padaria do Dico pelos seus 81 anos de bons serviços prestados à comunidade de Ouro Preto.
Justificativa:
Uma das mais tradicionais, se não, a mais tradicional padaria de Ouro Preto completou 80 anos em 2013. Administrada pelo sr. Dico e hoje por seu filho Chico e sua neta Clarissa é um exemplo de união e fortalecimento familiar reconhecido pela sociedade ouro-pretana através dos excelentes serviços oferecidos pela padaria, e, principalmente pela qualidade dos produtos, que há quase um século, temos oportunidade de experimentar! Seu Dico "nunca pensou em construir um império, mas uma fortaleza".
Texto de Maria José (filha de Dico), em homenagem ao aniversário da padaria:
E aconteceu em 1933: 80 anos de trabalho contínuo, árduo e abnegado. De 1933 Padaria Santa Terezinha a 2013 Padaria do Dico.
Raimundo Apolônio de Oliveira (1911 - 1999), Dico, seu fundador e administrador, deixou para trás Cláudio Manuel, município de Mariana, e, acordando caminhos, aqui chegou, menino ainda. Queria espiar mais longe. Trazia sonhos, mas também muita responsabilidade: cuidar dos pais, cuidar dos irmãos (e quantos eram!).
Silencioso, introspectivo, generoso, homem de fé e devoto incondicional de Padre Eustáquio, sabia que o que a vida quer da gente é coragem!
Tardou e lutou, mas “sem medo ter medo”, seguia sem pressa, infatigável, ajeitando seu trabalho para encontrar nos sonhos.
Em1934, casou -se. E seus sete filhos (Maria José, Maria Elisa, Geraldo, José, Maria do Pilar, Francisco e Eustáquio), assim que os via crescidos, levava -os para ajudá-lo na padaria, enquanto sua mulher, Margarida, ajudava-o também cuidando das lidas domésticas.
Nunca pensou em contruir um império, mas uma pequena fortaleza que mantivesse segura a sua família.
Hoje octogenária, a Padaria é administrada por Chico, seu filho, que tem as mãos e o “know how” herdado e os apelos do presente, pontos de partida para conquistas futuras.