Senhor Presidente,
Requeiro de Vossa Excelência, nos termos regimentais desta Casa, seja concedida MOÇÃO DE APLAUSO à Charanga de Lata pela retomada das suas atividades no Carnaval de Ouro Preto após 40 anos.
Justificativa:
A Charanga de Lata, que por muito tempo alegrou o carnaval de Ouro Preto está de volta. Repleta de energia e irreverência os seus fundadores decidiram arregaçar as mangas e recriar os instrumentos com as antigas latas, que eram tocados durante os desfiles das agremiações no carnaval de Ouro Preto, na década de 1960. Estará nas este ano, novamente, o som inconfundível das latarias.
Antigamente conhecida como Conjunto Brito Filho, a Charanga foi criada por ex- funcionários da antiga fábrica Aluminas Minas Gerais, atual Hindalco, quando, na folga do almoço pegavam as latas onde era armazenado o carbureto, usado na produção soldas oxiacetiênicas e começavam a tocar. Animados com o agito do batuque que a cada dia adquiria proporções maiores, o grupo decidiu sair para brincar durante o Carnaval de Ouro Preto.
No intuito de assemelhar o som das latas ao som dos instrumentos das agremiações, como Zé Pereira dos Lacaios, Charanga do Carlota e Bandalheira que disputavam o carnaval da cidade, o grupo resolve forrar as latas com uma camada de couro para melhorar o som, no entanto, esse trabalho não foi possível de ser realizado antes do carnaval daquela época. Os componentes decidem sair nas ruas tocando as latas sem o couro, o que deu certo e se tornou a marca da Charanga e até hoje são usados somente metais. Com o som peculiar e a surpresa das latas, o Grupo se tornou campeão de vários carnavais na cidade.
O Conjunto formado por moradores da ladeira Santa Efigênia, Bairro Padre Faria e Terceira que saiam vestidos com ternos pretos, camisas brancas e sapatos sociais caiu no gosto popular e se manteve desfilando no carnaval por 12 anos. A iniciativa de resgatar a Charanga quatro décadas depois foi do carnavalesco e percussionista Geraldo Roque Fernandes, o Itatiaia, que junto de outros veteranos fizeram parte do grupo original estão contribuindo para o renascimento dos velhos carnavais da cidade