Senhor Presidente,
O Vereador abaixo-assinado requer de Vossa Excelência, nos termos regimentais, após ouvido o Plenário, que esta Casa Legislativa realize Sessão Solene Para Homenagear os 45 anos da 3° Companhia de Bombeiros Militar de Ouro Preto.
Solicita ainda, que verifique a possibilidade do evento ser realizado na 76° reunião ordinária da Câmara a ser realizada no dia 04 de Dezembro de 2014 as 16:00 horas.
Justificativa:
O Destacamento de Bombeiros Militar De Ouro Preto foi criado em 30 De Outubro de 1969, pelo então prefeito Dr. Genival Alves Ramalho, tendo recebido o nome de 5º Pelotão Do 1º (GI) Grupamento de Incêndio da Policia Militar de Minas Gerais e funcionou durante aguns anos numa casa que abrigava uma antiga marcenaria ao lado da Igreja Do Pilar.
O Dr. Genival Ramalho, deu continuidade a uma politica de preservacão do Patrimonio Histórico visando à salvaguarda de seu acervo barroco inigualável. A Antiga Capital das Alterosas Já vinha recebendo um tratamento especial por sua riqueza. Em 1938, O então presidente Getúlio Vargas decretaou Ouro Preto como patrimonio nacional. alguns anos mais tarde, A cidade passaria pelo tombamento pelo Iphan (1938). Mas a consagração como patrimonio universal da humanidade pela unesco, viria alguns anos depois decada de 80. Nas palavras do escritor Rui Mourao: “trata-se do maior patrimonio e mais bem conservado e cuidado que existe no Brasil”
Hoje a Companhia De Bombeiros Militar De Ouro Preto conta com um plantel de 48 militares. homens e mulheres abnegados que desenvolvem ações de socorro (combate a incêndios) atendimento a acidentes, salvamentos aquático e em alturas, incêndios florestais e atendimentos pré hospitalar. outra área de atuação da companhia de bombeiros de ouro preto vem sendo as palestras, cursos e treinamentos que tem difundido uma cultura de prevenção na região.
Além de um árduo trabalho na prevenção de incêndios e pânico no acervo patrimonial histórico. especialistas que, por oficio, escolheram viver na notável barroca.
A presença do corpo de bombeiros em ouro preto sempre foi motivada pelo comprometimento técnico, desenvolvimento do capital humano e pelo entrosamento de seus componentes com o cotidiano da cidade, não obstante às dificuldades técnicas enfrentadas e os desafios de uma sociedade complexa. Por Tanto pedimos ao senhores vereadores está justa e digna homenagem à esta importante corporação.