Senhor Presidente,
Requeiro de Vossa Excelência, nos termos regimentais desta Casa, seja concedida MOÇÃO DE APLAUSO ao Sr.JOAQUIM CLAUDINO FILHO.
Justificativa:
JOAQUIM CLAUDINO FILHO
Cidadão honorário de Ouro Preto desde 1993, é o sétimo filho do casal Joaquim Claudino Fernandes e Evangelina Elisiário Barbosa. Nasceu em 19 de maio de 1925 em Córrego da Laje, povoado de Santa Maria de Itabira. Chegou em Ouro Preto em fevereiro de 1946, vindo de Anhanguera-GO para servir ao Exército no Décimo Batalhão de Caçadores.
Aos 23 anos de idade se matriculou no Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto para cursar a primeira série ginasial, iniciou seus estudos no curso de Farmácia na década de 50 e foi um dos fundadores da República Maracangalha em 1956.
Claudino formou-se em 1957, mesmo ano em que abriu as portas do Laboratório Claudino na Rua Getulio Vargas. O laboratório já teve sua sede também na Rua São José e em 1971 mudou para Travessa do Arieira (Beco do Claudino), onde está localizado até hoje.
Em 30 de janeiro de 1964, se casou em Congonhas do Campo com Denise, com quem teve três filhos: Ivanise, Francisco e Claunise.
Em 1960 Ingressou no Rotary Club, onde assumiu a presidência por três vezes. Recebeu diversas homenagens em reconhecimento aos relevantes serviços prestados e pelo trabalho pioneiro e de desenvolvimento da área farmacêutica, como o Título Paul Harris.