Renato Zoroastro
Renato Alves de Carvalho, mais conhecido como Renato Zoroastro, nasceu em São Gonçalo/RJ no dia 30 de junho de 1977.
Chegou em Ouro Preto bem cedo, aos cinco anos de idade. Ouro-pretano de coração, é filho do Dr. Zoroastro e da Dona Efigênia. Casado com a Daiane e pai do Gabriel.
Durante a educação básica, estudou na Escola Estadual Dom Veloso, na Escola Estadual Dom Pedro II e na Escola Técnica Federal de Ouro Preto, hoje IFMG. Influenciado pela sua mãe e irmãos, que são professores, e pela vontade de lecionar, interrompeu seus estudos no IFMG para cursar Magistério no Dom Veloso.
Licenciado em Matemática, na Universidade Federal de Ouro Preto e com Mestrado em Educação Matemática na mesma instituição, já lecionou em várias escolas e cursinhos preparatórios da região. Atualmente, é professor do Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto.
Desde cedo, praticou esportes em várias modalidades esportivas, dando ênfase ao futebol. Jogou em vários clubes de Ouro Preto e Mariana. Foi presidente do Ideal Esporte Clube de Águas Claras (distrito de Mariana) e da Sociedade Esportiva Camarões (Ouro Preto). Foi diretor do Guarany Esporte Clube e do Unidos Futebol Clube, também, da cidade de Ouro Preto.
Apaixonado pela música, estudou flauta doce na Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP) e no Instituto de Arte e Cultura (IAC). Posteriormente, estudou requinta na Sociedade Musical Bom Jesus dos Matosinhos. Foi regente de flauta doce na Fanfarra da Escola Estadual Marília de Dirceu. Aos 15 anos, começou a tocar teclado e, até hoje, faz shows em diversas bandas de Ouro Preto e região.
Participou da elaboração do Plano Municipal de Educação (2015-2024) e trabalhou como assessor na Secretaria Municipal de Educação em 2015. Em 2017, foi diretor de administração e suprimentos e, em 2019, foi nomeado Secretário Adjunto de Educação, sempre trabalhando a favor de melhorias e conquistas nessa área.
Tem como meta trabalhar a política de forma responsável, transparente e com mais participação da sociedade com o objetivo de construir, de forma conjunta, um lugar melhor para se viver na cidade e distritos.
Foi eleito em 2020 com 786 votos pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB).