Vereador Alex Brito se reúne com gerente da Rota Real e discute sobre mudança de rota no bairro São Cristóvão

O vereador Alex Brito se reuniu na última sexta-feira (29) com o gerente de relações institucionais Guilherme Schuls e o gerente de operações Reinaldo Adriano da empresa de transporte Turim, com o intuito de dialogar a respeito da mudança de local do ponto de ônibus do bairro São Cristóvão.

Em reunião na Câmara Municipal de Ouro Preto no dia 21 de janeiro, Alex Brito solicitou a mudança de local do ponto de ônibus do bairro. Ele comenta que a localização do atual ponto atrapalha o fluxo do trânsito na entrada do bairro. A solicitação foi aprovada pela Câmara por 11 votos.

De acordo com Guilherme Schuls, para criar uma nova rota ou qualquer outro processo exige um protocolo específico que a empresa deve realizar. "A empresa não pode simplesmente criar uma linha. Primeiro protocolo é realmente fazer uma avaliação”, explica.

Segundo Alex, foi proposto um novo trajeto onde o ônibus subiria a rua José de Araújo e desceria na rua Manganês. Além disso, o vereador comentou sobre o andamento da solicitação: “esse estudo já começou a ser realizado. Nós teremos algumas reuniões pra frente, pra falar mais sobre isso e seria mesmo uma questão de ter uma nova rota a partir de uma integração saindo da rodoviária e fazendo esse trajeto. A pessoa pagaria o mesmo valor da passagem normal, mas teria uma hora pra poder descer do ônibus que ela já estava e fazer esse novo trajeto”, comenta o vereador.

Vereador Alex Brito se reúne com moradores e autoridades sobre os riscos das encostas da Serra do Veloso

“Quando começa a chover todo mundo fica desesperado. Quem tem lugar para onde ir, sai; mas, quem não tem, fica preso no risco”, ressalta o morador Flávio Henrique, que explica que o primeiro deslizamento da Serra do Veloso aconteceu em 2017 e até hoje não foram tomadas medidas de precaução. O assunto foi tema da reunião convocada pelo vereador Alex Brito realizada no sábado (16) na Capela do bairro São Cristóvão.

O presidente da associação de moradores do bairro São Cristóvão, Sérgio Neves, criticou a atuação da Defesa Civil em relação à forma que veio tratando o problema dos deslizamentos do bairro. “Nós estamos discutindo essa questão dos deslizamentos porque é uma situação antiga que o bairro vive. Ele foi agravado recentemente com o deslizamento que ocorreu  há três anos atrás e não foi feito nada. A Defesa Civil veio, olhou, retirou algumas pessoas e ficou nisso”, afirma.

Em resposta, o Secretário Municipal de Defesa Social, Juscelino Gonçalves, afirma que a coordenadoria da Defesa Civil tem acompanhado o caso há vinte anos. "Nós já damos o encaminhamento a partir desta reunião e está sendo implantado o plano municipal de redução de risco”, explica.

O vereador Alex Brito, que convocou a reunião, é morador do bairro e comenta sobre a importância da solução destes problemas que vem assolando os moradores do bairro há tanto tempo. “Essa foi uma reunião de trabalho. A primeira de muitas. Nós falamos muito durante a campanha sobre a rua Pirita, que é um problema latente no bairro São Cristóvão. É um problema que vem causando preocupação para os moradores, pois aquela encosta vem descendo há anos e ainda não se tomou nenhuma posição de precaução quanto a isso”, ressalta Alex.

A reunião contou com a participação da associação de moradores do bairro São Cristóvão, Saneouro, Agência Reguladora de Serviços Públicos do Município de Ouro Preto (ARSEOP) e a Prefeitura de Ouro Preto, com as secretarias de Obras, Cultura e Patrimônio, Defesa Social, Meio Ambiente e com a vice-prefeita Regina Braga.

Vereadores de Ouro Preto aprovam projeto de lei que torna academias, salões de beleza e barbearias como serviços essenciais em Ouro Preto

16 de janeiro de 2021

A Câmara de Ouro Preto aprovou, na manhã desta quinta-feira, 14 de janeiro, o projeto de lei que considera essenciais para a população as academias, salões de beleza e barbearias. De autoria do vereador Alex Brito (Cidadania), as lojas de artesanato, clubes e Igrejas entraram como emenda.

Na justificativa da proposição, Alex Brito argumenta que “as academias são de suma importância para a saúde e nós temos que trabalhar com a prevenção. Muita gente com depressão, muita gente ansiosa e as academias servem como um mecanismo para nos ajudar nesse momento que nós estamos passando”. Por sua vez, Alex explica que em Ouro Preto não possui salão de beleza ou barbearia de grande porte, que poderia gerar aglomeração. “Eu acho que se tomarmos as medidas certas, marcar horário com um dia de antecedência, observando os usos individuais, eu não vejo que isso vá disseminar o vírus nesses locais”, disse.

A vereadora Lílian França (PDT) e o vereador Renato Zoroastro (MDB) também assinaram o projeto, aprovado por treze votos, que segue agora para apreciação do prefeito Angelo Oswaldo.

Para Leandro Silva, que possui uma academia, a aprovação é um grande passo para o retorno das atividades. “Eu lembro toda hora que não existem mais as academias como antigamente. Nós mudamos para protocolos novos de atendimento”.

Alessandra Abreu comenta que os salões de beleza se adequaram ao novo coronavírus desde o início da pandemia. “Nós estamos preparados com tudo em ordem de acordo com a vigilância sanitária, fazendo atendimento individual. É uma questão de saúde, não apenas física, mas também mental. A auto-estima está ligada a problemas como depressão. Queremos que liberem, ser mais flexível e ter uma fiscalização mais eficiente. Vamos cumprir o protocolo, que é mais rígido que o Minas Consciente”, explica.

Fonte: Rádio Real FM

Alex Brito, vereador recém eleito, consegue 50 mil reais para Ouro Preto

19 de dezembro de 2020

Na última quinta-feira (17), o vereador recém eleito Alex Brito conseguiu uma verba no valor de R$ 50 mil. O recurso, que foi disponibilizado pelo Deputado Estadual Gustavo Mitre (PSC), será utilizado para a reforma da escadaria do bairro São Cristóvão e também para a compra de kits esportivos destinados ao município.

Alex Brito, morador do São Cristóvão, comenta que sabe bem das dificuldades que os moradores passam com o mau estado da escadaria e que é uma das maiores demandas do bairro. “A atual escadaria foi construída por voluntários a muitos anos atrás. Tive a oportunidade de estar com o Deputado Gustavo que prontamente nos prestou a ajuda”, afirma.

Além disso, Alex sabe da importância do esporte, não só para a comunidade, mas também para o município. O kit esportivo contará com uniformes, bolas e redes, para aproximadamente 11 times. “O kit esporte é de grande importância para os times amadores da cidade e também para os times veteranos”, comenta Alex.

Antes da posse, vereador eleito já realiza trabalhos em Ouro Preto

10 de dezembro de 2020

Nesta quarta-feira (09), Alex Brito realizou duas reuniões em prol da comunidade do bairro São Cristóvão. Alex foi eleito nas eleições deste ano e durante sua campanha prezou por ouvir a população, além de reforçar suas raízes no bairro São Cristóvão onde cresceu e vive até hoje. Para Alex, é muito importante a interação entre o legislativo e a comunidade, pois segundo ele “só é possível melhorar a cidade quando se ouve a população”.

A primeira reunião foi realizada na Associação de Moradores do Bairro São Cristóvão com a participação dos coordenadores da associação e da Polícia Militar, tendo como pauta a segurança no bairro. Para o sargento Mesquita, a importância do trabalho que a polícia realiza junto com os moradores é essencial para a segurança de todos. A tesoureira da associação, Luiza Ramalho Vitória, falou da necessidade do trabalho em conjunto com a polícia militar e de um trabalho preventivo da polícia no bairro. “A associação de moradores faz um papel muito  importante para a comunidade com os serviços sociais junto com os jovens e crianças”, explica Alex.

Alex Brito também se reuniu com a comissão da Escola de Samba Acadêmicos de São Cristóvão (ESASC), vencedora do carnaval 2020. Na reunião, Alex fala sobre  suas metas de trabalho com a escola de samba. “A ESASC completou seus 40 anos de existência e graça, demonstrando a importância da escola não apenas para  comunidade, mas para toda a cidade, sendo referência para outros grupos carnavalescos. Neste período de pandemia  não se sabe  ao certo como será o carnaval 2021, porém estamos já trabalhando em conjunto para que a ESASC cada vez brilhe mais”, finaliza.